Nomes comerciais: Elleva e Sculptra (ácido poli-l-lático)
Aesthefill - ácido Poli-D-L-Láctico (PDLLA)
À medida em que se envelhece (em torno dos 20 anos, quando a taxa de renovação celular se torna mais lenta,) ocorre uma perda de volume na face inteira, mas as manifestações demoram anos para ser percebidas. Os fatores são em decorrência de diminuição do colágeno e da elasticidade, flacidez muscular, atrofia do tecido gorduroso, alteração na distribuição do tecido gorduroso e, por fim, reabsorção óssea.
É um bioestimulador de colágeno que promove resultados que duram em torno de 25 meses. Tem a capacidade de produzir colágeno do tipo I (Colágeno responsável pela manutenção e integridade das estruturas que atuam, conservando elasticidade e, simultaneamente, resistência ,em outras palavras ,firmeza e elasticidade e regeneração da pele, cartilagem e ossos).A aplicação do ácido poli l lático estimula firmeza, brilho, aspecto jovial e natural sem o aspecto de cansaço, melhora a textura, é um restaurador de volume facial e promove banco de colágeno (banco de colágeno é uma forma de criar um estoque de colágeno no corpo, de promover tratamentos que estimulem essa substância na pele).
O mecanismo de ação consiste na estimulação de fibroblastos, em resposta a uma inflamação tecidual subclínica. Essa fibroplasia produz o resultado cosmético desejado.
Aplicações são necessárias: Depende muito de da necessidade do paciente, o protocolo de tratamento envolve a aplicação de 3 sessões iniciais, mas não quer dizer que todos os pacientes precisem de três aplicações. Há casos que podem ser mais, porém, sempre precisam serem separadas entre 4 e 6 semanas, podendo ser feita uma sessão anual de manutenção de resultados. Normalmente um frasco é o suficiente para uma face completa ou um pescoço completo, por sessão.
Ácido poli L Lático é cientificamente aprovado para o tratamento da pele da face e do corpo. O novo colágeno começa a se formar após um mês e continua a aumentar por período de nove meses a um ano.
Vários estudos mostram as altas taxas de satisfação dos pacientes após tratamento com PLLA.
O ácido poli-L-láctico é produto seguro e efetivo com diversas indicações: volumização de face, correção de cicatrizes inestéticas e tratamento de flacidez, da face o corpo, com resultados agradáveis e previsíveis desde que seja adequadamente preparado e utilizado.
Efeitos indesejável comuns na área de tratamento dor, vermelhidão, hematomas, sensibilidade, coceira e caroços, sangramento ou inchaço. Às vezes, pequenos nódulos sob a pele podem ser notados ao pressionar a área tratada. Os efeitos colaterais comuns geralmente desaparecem espontaneamente em 2 a 7 dias.
As possíveis complicações tardias são as pápulas e os nódulos. Na maioria dos pacientes, tanto os nódulos como as pápulas se resolvem espontaneamente, entre 2 meses e 4 meses após aplicações. Nos poucos casos em que essas irregularidades perduram, a resolução se faz somente ao final de aproximadamente 2 anos, quando cessam os efeitos do ácido poli-L-láctico.
Cuidados nos pós procedimento do Bioestimulador.
Massagens no local (regra dos cinco _ cinco dias, cinco vezes ao dia, cinco minutos) duas vezes ao dia durante uma semana.
Se houver algum hematoma, deve-se evitar a exposição solar até que as áreas escuras sumam, para não haver formação de manchas. As atividades de trabalho podem ser retomadas logo após a aplicação do produto, não sendo necessário repouso.