Toxina Botulínica Botox

Toxina Botulínica Botox

Botox é uma marca da toxina botulínica. Mas existes várias marcas no mercado brasileiro, com Anvisa. Dysport, botox, Xeomin, Prosigne, Botulift,Botulim, Nabota.

A toxina botulínica, mais conhecida como botox que é uma marca, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum , é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.Essa substância é responsável por paralisar os músculos da região em que foi aplicado, deixando o tecido relaxado. Além disso, como atua inibindo estímulos neuronais relacionados com a contração muscular, é também utilizado como procedimento estético, principalmente para diminuir a rugas e marcas de expressão. 

Locais de aplicação:

TRATAMENTO TERÇO SUPERIOR DA FACE

  • Rugas da testa
  • Pé de galinha

 

TRATAMENTO TERÇO MÉDIO DA FACE

  • Nariz
  • Bruxismo
  • Rugas lábio e boca
  • Microtox- Microbotox

 

TRATAMENTO TERÇO INFERIOR DA FACE

  • Pescoço e colo
  • Queixo e canto boca

A toxina botulínica pode ser injetada, em baixas concentrações e na dose recomendada, por via intramuscular, o que pode resultar no bloqueio dos sinais nervosos relacionados com a origem da dor e promover o relaxamento muscular.

 A toxina botulínica é aplicada em pequenas concentrações no local a ser tratado, podendo ser necessário repetir a aplicação depois de alguns dias para garantir o efeito e corrigir alguns detalhes. A aplicação é rápida, dura em média 10 minutos.

O resultado será percebido entre 4 e 20 dias, o seu efeito máximo. Duração de 4 a 6 meses. Sendo que em muitas pessoas, a durabilidade fica menor, devido a uso de medicamentos ou uso de ante oxidantes ou até mesmo, exercícios físicos, ou, por ser uma  toxina (é um agente externo e o organismo naturalmente vai combatê-lo. Há anticorpos que neutralizam a toxina de forma mais rápida do que o esperado).

A toxina botulínica pode ser aplicada, quando ainda não há formações de rugas ou de maneira reparadora, para ameniza as rugas já existentes.

Cuidados após a aplicação

Não massagear a região, não realizar atividade física no dia em que o procedimento foi feito, não se expor ao Sol e não deitar por quatro horas após a aplicação.

A toxina botulínica ameniza muitas rugas dinâmicas, abre o olhar, valoriza as sobrancelhas e quando aplicada no terço inferior da face, melhora o contorno e as linhas do pescoço. As rugas estáticas, são aquelas que aparecem sem que haja movimento de músculos na face, está ruga já é mais profunda. A toxina botulínica, ameniza, mas não tira.

Para tratar as rugas mais salientes, podemos fazer skinbooster, preenchimento com ácido hialurônico em áreas que pode ser aplicado, bioestimuladores de colágeno e ainda utilizar as tecnologias como o laser e o ultrassom micro focado. Além disso, podemos fazer microagulhamento radiofrequência, peelings e outros.

Todos os procedimentos abrasivos, que estimulam colágeno e os que hidratam profundamente a pele, ajudam a melhorar estas rugas finas que o Botox não trata.