Preenchimento

Preenchimento

É uma técnica utilizada para corrigir sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele afetada, elevando-a e, assim, diminuindo a sua profundidade”. Um dos principais objetivos desse procedimento é repor o volume do rosto, melhorar seus contornos e formas. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje.

O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos.  O envelhecimento facial é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização). A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.

Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento. Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, como por exemplo, no nariz, com o consequente aumento da projeção e a “queda” da ponta.

Ganho e perda de peso, na tradicional “gangorra”, contribui para a aceleração do processo. As pessoas que utilizam muito a “expressão facial” ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo também é um fator acelerador do envelhecimento facial.